Amor E Liberdade
Cada um é o que é.
Trazemos, ao despertar na reencarnação, um programa definido que nos conduzirá a vencer os degraus dessa espiral evolutiva que nos eleva dos reinos inferiores à angelitude plena. E nada nem ninguém impedirá que o vivamos integralmente, embora possa retardá-lo por imposições passageiras.
Fazemos, porém, por ignorar tal princípio.
Sofremos, então, por amor.
Não que o amor em si gere desilusões, decepções, dores enfim. Mas o sentimento desvirtuado, essa ânsia por possuir o que queremos, precipita o amargor nos quadros de nossa existência.
Busquemos, por isso, o amor-libertação.
Canalizemos nossa afetividade na direção dos que nos compartilham a caminhada e não neguemos doá-la aos que se nos cruzam pelos caminhos da experiência. Evitemos, porém, que essa expansão de afetos tome a configuração de tentáculos a enlaçar e sufocar nossos semelhantes, na pressão do amor que domina.
O cenário terrestre, hoje, é palco de muitos Espíritos que vieram em busca do amor sem posse e que se agitam para acordar-nos para essa Lei eterna: amor sem violência.
Vençamos nossa indiferença.
Não cultivemos, contudo, o sentimento de posse exclusivista, já que, se não temos vocação natural para ser escravizados, não nascemos, igualmente, para ser senhores.
- "A verdade vos fará livres!"
Nesta magnífica assertiva do Mestre Jesus, anotada pelos que lhe observavam a divina peregrinação, repousa todo o fundamento do amor que nos liberta e do amor que libertará todos os demais que co-participam do nosso drama evolutivo.
Reconsideremos o modo de distribuir afeto.
Não condicionemos, a nenhum título, os que vivem ao nosso lado aos programas que abraçamos para esta romagem, a fim de não mergulharmos no autossofrimento que nasce da frustração de querer dominar, querer assenhorearmo-nos daqueles que circulam na órbita de nossa ternura.
Sejamos efetivamente livres. Livres, porém, para respeitar naqueles a quem amamos o direito de serem o que são e de realizarem o ciclo de suas indispensáveis provações pessoais e, com isso, mais lentamente chegarem ao Mestre Jesus.
(Apontamentos)
Livro
Apontamentos
Evangelho Para a Juventude
Roque Jacintho
Editora Luz no Lar